Novos dominios: Uma revolucao na internet

A Diretoria da ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, a autoridade internacional sobre nomes de domínio, aprovou a maior mudança revolucionária das últimas quatro décadas, a partir de 2013, estarão disponíveis novos domínios de primeiro nível os chamados (TLDs ou Top-Level Domains) ou extensão de domínios.

Com a decisão será permitindo que as empresas e organizações registrem os nomes e marcas em extensões de domínios da Internet (sendo, por exemplo, como .suamarca) ou para criar extensões genéricos, como: .carro,.esporte ou .banco.

O plano de expansão da extensões de domínios foi anunciado pela primeira vez há três anos em 26 de junho de 2008, no 32º encontro da ICANN em Paris. A aprovação aconteceu na 41º reunião internacional em Cingapura, os membros da diretoria da ICANN votaram 13 a favor, 1 contra e 2 abster-se.

“A ICANN abriu o sistema de endereços da Internet para as ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém poderá prever aonde esta decisão histórica irá nos levar”, disse Rod Beckstrom, presidente e CEO da ICANN.

“A decisão de hoje dará início a uma nova era da Internet”, disse Peter Dengate Thrush, presidente do Conselho de Diretores da ICANN.

Mas a opção não sairá barato, para qualquer ser mortal ter sua extensão domínio com .suamarca, a taxa de inscrição será de 185 mil dólares mais a taxa anual renovação de 25 mil dólares. No primeiro momento será uma oportunidade para grandes corporações, instituições públicas ou grandes empresários, que investem milhões em comunicação.

ICANN prevê entre 300 a 1.000 novos TLDs poderão ser criados, oferecendo mais alternativa para TLDs já existentes, tais como .com ou .net.

92% das 150 organizações que manifestaram interesse nas novas extensões de domínios (TLDs) estão optando a preferência no registro da marca principal, “.marca“. Como por exemplo, o Google que declarou publicamente que vai candidatar-se a “.google .docs .youtube .lol”. E mais 11% das organizações informaram que estão interessados em candidatar-se um termo genérico na extensão de domínio.

Exemplos de empresas brasileiras que sairam na frente e ja garantiram sua marca como primeiro nível de domínio
são elas: .bradesco    .ipiranga   .itau   .globo   .natura   .uol   .vivo

——————————————————————————————————————–
Extensões de domínios já disponível para qualquer pessoa física ou jurídica registrar

.web     .shop    .bank     .law     .music      .news

.blog      .movie     .baby     .doctor     .hotel

.play     .site     .website    .click     .online    .one

.store     .ping      .space  .world    .report    .press    

.insurance      .chat      .city        .deals     .loans   

.app     .host       .hosting      .app   .art     .inc     

.store     .art       .blog      .book     .design   .corp    

.love     .eco     .free      .green    .adult     .porn   

.gay      .men       .global       .shop    .shopping   

.cafe     .bar      .coorp      .pet       .you    .page   

.spa       .photos      .legal    .party     .vip   .mail 

.autos     .homes      .realty      .forum    .sex  

.pictures     .mba    .digital     .systems

 

Entre em contato